Sobre estar na faculdade: As dicas que eu não ouvi




Estou na faculdade há um ano e hoje me arrependo muito de não ter ouvido o que a maioria dos veteranos me disseram quando eu era caloura. Achava que era exagero, que eu não iria encontrar problemas pelo caminho, que tudo ocorreria na mais perfeita paz e terminaria o semestre com sucesso. 

Mentira. Mentira pura. Nada ocorreu do jeito que eu imaginei, não teve paz e o semestre não acabou com o sucesso que eu planejei. Entrei na faculdade depois de dois anos de cursinho, estudar o que eu já tinha visto era extremamente maçante e eu não via a hora de mergulhar na minha área. Outra mentira. 

Os primeiros anos da faculdade são repletos de matéria básica, na maioria das vezes, você revê muitos conteúdos e aprofunda em cada um deles. Outras vezes os professores demonstram alguma conta matemática que você fez sua vida todo de olhos fechados de uma maneira completamente diferente, te provando que o que você aprendeu no ensino médio não tem nada a ver com a conta de hoje. 

As primeiras semanas de aula são lindas. Você leva 5 cores de caneta, 2 lapiseiras, régua e calculadora científica. Chega em casa tranquilão, joga a mochila num canto, afinal, a prova ainda está longe. Senta no sofá e passa o resto do dia atualizando suas séries. No final do mês você já nem lembra quem foi que catou sua última caneta azul, vai com o cabelo sem pentear e se pudesse, ia de pijama também. As semanas de provas chegam e você percebe o tanto que ficou atoa naquelas primeiras semanas e se arrepende disso. 

Primeira dica que me deram (a mais valiosa!): Nunca, em hipótese alguma, deixe matéria acumular. Sempre dedique, nem que seja apenas uma hora de estudos. Reveja o conteúdo dado em sala de aula e faça exercícios, muitos! 

Segunda dica: Passe em Cálculo I! A minha grade curricular depende toda dessa matéria dos deuses. Se reprovar nela, você atrasa pelo menos um ano da sua vida toda. E adivinhem? Eu reprovei! E atrasei quatro matérias, QUA-TRO! Sempre procure analisar a sua grade e veja aquela matéria mais difícil que vai ser um pé no saco e te atrasar. Coloque-a como prioridade, estude-a todos os dias e tenha como meta a aprovação! Quanto antes você se ver livre dela, melhor.

Terceira dica: sempre corra atrás. Já diz tudo, né? Então sem preguiças! É seu futuro que está em jogo. Vá atrás dos seus sonhos, para chegar neles você precisa passar por isso, então que seja agora!

Apesar dos apesares é uma fase maravilhosa que todo mundo passa. Você cresce, amadurece, faz amizades que levará para a vida toda, vê o mundo com outros olhos e ainda por cima viaja com a galera!

Você pode gostar também

1 comentários

  1. Meu Deus! Hahaha vou comecar a faculdade em um mes!! Vou tentar manter a linha! :p

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Amamos entrar em contato com vocês.