Quem sofre por amor é adolescente


Clique para ouvir One day - Kodaline enquanto lê o texto

Esse texto é pra você que esta na faixa dos quatorze aos dezessete anos, mas também é para você que já passou essa fase faz algum tempo e está na casa dos vinte e alguns anos. Por mais que estejamos em fases diferentes temos muito em comum, sofremos as mesmas coisas, temos medos parecidos e por mais que nós aqui com nossos vinte e poucos anos estarmos um pouco à frente nesse barco, continuamos remando contra a mesma maré. 

O que eu queria dizer, é que tudo isso que você vive hoje, eu já vivi também. Já achei que fosse morrer por amor, já chorei até esgotar as lágrimas de saudade e com o tempo fui percebendo que ninguém morre por amor e ninguém fica parado na vida por estar com saudades de alguém. O que você sente hoje que parece ser um mar de sentimentos, tudo numa extremidade imensa, começa a se aquietar e ir com as ondas para talvez nunca mais voltar, veja bem, eu disse talvez. 

Eu sei que é horrível sentir que ninguém te compreende, eu sei que parece que tudo é um desastre apenas na sua vida, que seu cabelo não é como você gostaria, ou é alta demais ou baixa demais, nada fica bom em você como fica nas outras pessoas e você acredita fielmente que não há tem lugar nesse mundo. Tenho duas noticias uma boa e uma ruim, lá vai: as coisas vão melhorar e depois piorar. Calma, vou explicar. Essa fase chata todos nós somos obrigados a passar, mas depois que passamos parece que colocamos uma pedra naquilo e nunca mais tocamos no assunto. Vemos nossos irmãos mais novos, nossos primos, nossos filhos passando pelos mesmos problemas e não prestamos nenhum socorro para amenizar tudo isso que eles tão vivendo. Mas como eu disse, vai passar, a idade vai chegando e de uma forma que eu realmente não sei explicar, tudo isso fica para trás. 

Você vai aceitar seu cabelo, vai aceitar sua altura, vai ser aceitar suas perdas e vai aprender com elas. Vai conseguir um emprego ruim, para aprender como é a vida real e depois vai achar algo legal que sempre quis trabalhar. Vai pensar uma, duas, três, quarenta vezes no que quer fazer da vida, o que quer estudar e quem quer ser e com sorte vai entender que ‘ser alguém’ quer dizer muito mais do que ter um diploma, doutorado ou ganhar um bom salário. Você vai descobrir um hobby que goste, uma vocação para alguma coisa e seja ela qual for, valorize, não pense: “de que vale ser bom em campeonatos de bolha de sabão”, valorize o que quer que você saiba fazer e que traga alegria para sua vida. 

A essa altura você vai ter descoberto quem são seus verdadeiros amigos, porque sei que você pensa que todos esses que dizem estar aí para você pra tudo, na verdade não estão não, na verdade uma parcela bem pequena deles estão e ficarão. Você vai se apaixonar, se decepcionar, sofrer, esquecer e se apaixonar de novo, por outro alguém, talvez pela mesma pessoa, mas vai aprender a lidar com as perdas e as despedidas que somos obrigamos a viver. 

A notícia ruim quando eu disse que depois piora, é porque vai piorar, vai haver momentos que você ficará sem chão e ninguém poderá fazer algo por você a não ser você mesmo, ninguém tomará as rédeas da situação como seus pais fazem por você agora. Dificilmente alguém vai te dar colo e dizer que ficará tudo bem, então você vai ter que respirar, arrumar a bagunça e seguir levando na mala os aprendizados que puder e a fé que restar. 

E sabe aquela frase que tem sido muito usada ultimamente, que diz algo do tipo: quem sofre por amor é adolescente? Então, é mais ou menos isso. Nós ainda sofremos por amor, ainda temos milhões de duvidas e não alcançamos metade dos objetivos que tínhamos com a sua idade. Mas agora nossa preocupação é mais com o boleto da faculdade que temos que pagar, com o final de temporada daquela série favorita, com a entrevista de emprego que ainda não teve retorno, são outras preocupações, e essas coisas que pareciam ser um bicho de sete cabeças, não são prioridades mais, digamos que o bicho de sete cabeças continua sendo um bicho de sete cabeças, mas agora nós sabemos qual golpe é certeiro para derrubá-lo. 

Você só precisa aguentar firme, não deixar ninguém tirar sua essência, por nada nesse mundo, pois é ela que vai trilhar o caminho a seguir e te levar para perto das pessoas mais importantes da sua vida. Não esqueça, vai passar, cole um post-it no guarda roupas se preciso com essa frase: vai passar. Mas enquanto não passa, aprenda, coloque tudo na bagagem que você vai carregar pelo resto da vida, a única coisa que é de graça e podemos carregar conosco aonde quer que a gente vá, sabedoria e aprendizado. 

Viva bem, não tenha tanto medo, não se martirize tanto, só viva. Os dias virão e você vai sentir saudades dessa época, uma saudade boa que vai te mostrar que você se tornou quem sempre sonhou em ser.


Você pode gostar também

2 comentários

  1. Sem palavras para demonstrar o quanto estou encantado em ler esse texto, ele me definiu de ponta a ponta e a maneira a qual você ligou as palavras e interligou os parágrafos foi ótima, só para avisar visitarei mais vezes ❤

    Meu blog:
    www.mateusff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, amei esse texto <3 e garanto que muita gente de 20 e poucos anos pode se beneficiar com ele, porque ainda vejo muita gente acreditando que o mundo vai realmente acabar quando termina um relacionamento (mesmo já tendo terminado outros 5 anos hahah)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Amamos entrar em contato com vocês.